-
Arquitetos: Hideo Arao Architects Office
- Área: 54 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yosuke Ohtake
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço é um retiro de final de semana e uma pousada para um casal que compartilha o surf como hobby. O local está situado no lado oeste da Península de Tango, no norte da Prefeitura de Kyoto, uma cidade costeira onde é possível sentir o som das ondas e a brisa do mar a uma curta caminhada de uma pequena colina.
O espaço também fica perto do famoso local de surf, Hacchohama, ao longo do Mar do Japão. Em meio à escassez contínua de madeira e ao aumento dos preços dos materiais, o objetivo deste projeto era criar um lugar que não fosse como uma típica casa de férias, mas sim um acampamento base para desfrutar da natureza abundante, seja ela o mar ou as montanhas.
O objetivo era explorar a possibilidade de criar algo semelhante em locais diferentes. Ao contrário das habitações pré-fabricadas versáteis e produzidas em massa, o projeto visava descobrir um equilíbrio entre certa universalidade e identidade distinta, tentando demonstrar o conceito de uma segunda base com seu caráter exclusivo.
A estrutura de madeira é erguida minimizando o uso de materiais estruturais primários. Blocos de concreto a pronta entrega, configuram as paredes externas (paredes cortina) e cercam todos os quatro lados. O vidro é inserido nos vãos entre os blocos e os beirais para criar os espaços internos. O perímetro externo da estrutura principal é projetado como um quadrado máximo visando a eficiência econômica do volume.
As vigas que cruzam o espaço interno são orientadas a 45 graus para se alinharem com as vigas do telhado em forma de quadrado, seguindo o posicionamento do núcleo utilitário
A formação do núcleo de serviços levou a um espaço distorcido entre os blocos de concreto externos, que envolvem o núcleo enquanto acomodam as diferenças de nível do local, estabelecendo vários níveis de piso. As janelas horizontais contínuas que se estendem em todas as direções também correspondem à altura derivada das especificações dos blocos, alcançando uma proporção rítmica. Dentro da planta quadrada compacta, uma área espaçosa e desobstruída flui sequencialmente, sem ser dominada pela estrutura.